Exmo. Sr. Presidente da Casa do Povo de Santana de Cambas,
Caros associados e membros da Direcção,
Como julgo ser do v/ conhecimento, tem vindo a ser realizado anualmente, desde o ano de 2003, um encontro da família Valente, que reúne todos os familiares e também amigos dessa grande família. Esta ideia surgiu inicialmente com o objectivo de criar, manter e fortalecer os nossos laços familiares e faze-los perdurar além do tempo e da distância, mas cedo se transformou também num claro objectivo de aproximar a nossa família à sua terra-mãe, Santana de Cambas, numa iniciativa que consideramos essencial para preservar um pouco da nossa identidade, da nossa origem e nossas raízes, dos nossos costumes e tradições, que vão passando de pais para filhos e para netos, e que assim julgamos torná-las imunes ao passar do tempo e às constantes mudanças na nossa sociedade global.
Desde o primeiro encontro de família, realizado em Santana de Cambas, temos tentado evoluir com algumas iniciativas no sentido de preservar estes laços e o contacto entre os familiares, bem como a sua ligação a Santana, muito para além de apenas esse dia de convívio. Um claro exemplo disso é o blog que criámos (http://ageracaovalente.blogspot.com), bem como outras iniciativas e actividades ainda por vir, algumas das quais com o intuito de contribuir, directa ou indirectamente, para a vitalidade e desenvolvimento da nossa aldeia. Neste sentido, e porque para conseguirmos este humilde objectivo consideramos primordial que este encontro se realize, ao contrário dos últimos anos, na “nossa” aldeia Santana de Cambas, vimos assim solicitar formalmente que nos seja disponibilizado, sob a forma de aluguer, o v/ salão de festas da Casa do Povo, vulgarmente denominado de Grémio, para que aí organizemos o nosso próximo encontro, datado para o próximo dia 1 de Maio de 2010.
Em nome da família Valente, e como um dos responsáveis da organização deste evento, solicito assim o vosso apoio e contributo, no sentido de tornarmos realidade este desafio e de continuarmos assim a fazer algo em prol daquilo que mais acreditamos. Ficamos assim ansiosamente a aguardar pela v/ resposta, pelo que deixamos aqui os nossos contactos:
Despeço-me com um bem-haja a todos vós, e com uma citação nossa que resume um pouco aquilo que nos define e que acreditamos ter muito em comum com aquela que tem sido a vossa honrosa missão enquanto Casa do Povo:
A nossa mensagem é de união, e é de querer que os laços entre nós se mantenham fortes e se fortaleçam com o passar dos anos. É de amor à terra e à família, amor que nos une do início ao fim da vida. E que venham os mais novos orgulhosos contar as histórias que outrora ouviam de seus pais, de seus tios e seus avós. E venham também os mais tristes sorrir ao ver a felicidade espelhada nos seus rostos de outrora, revisitados agora nos rostos da gente. Venham gerações e gerações, as de hoje e as que hão-de vir, por anos e anos vindouros, percorrer as mesmas ruas e os mesmos passos que hoje damos.
Com um abraço de até breve,
Saudações,
A Geração Valente
Pedro Martins, Ricardo Martins, Luís Martins e Armando Palma.