... É gente activa, é família unida, por uma aldeia, por uma paixão, e para toda a vida . Unida por um passado que se vive presente, e por uma tradição que tanto encanta e se sente. Neste blog se honra a história da família Valente, e de todos os que amam a sua terra-mãe: Santana de Cambas. Aqui ficam para sempre as imagens e estórias tornadas História, para que sejam revisitadas em sorrisos e lágrimas, de amor e de saudade.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

VIII Encontro de Família - Mensagem

Olá família!
Já passou algum tempo desde o nosso encontro de família, mas confesso que o meu tempo também tem sido curto para actualizar este nosso blog. As minhas desculpas.
Em breve espero conseguir colocar aqui mais algumas "recordações" desse inesquecível dia 19 de Maio de 2012.

Começo por vos deixar aqui a mensagem de boas-vindas, proferida nesse mesmo dia:

"Querida família, Queridos amigos,

Mais um ano que agora passa. Mais do que um sonho realizado, é um orgulho muito grande em ver-vos aqui presentes, em grande número, neste VIII encontro de família.
Este ano não vou ser lamechas. Por isso prometo-vos que serei breve. O próprio dia será cheio de emoções vividas na 1ª pessoa, e ficará com certeza na memória de todos aqui presentes, bem como como na história desta nossa linda aldeia de Santana.
Santana, Beja, Serpa, Viana do Alentejo, Elvas, Faro, Palmela, Moita, Barreiro, Almada, Seixal, Lisboa, Sintra, Castelo Branco, Porto, Vila do Conde, … França, Suíça, e EUA. Viemos de toda a parte. Estamos no mundo inteiro. Somos grandes. Somos a família Valente.

Há algumas semanas atrás, fomos contactados por uma família Valente no Brasil, da cidade do Rio de Janeiro.  O nosso blog da Geração Valente, toda esta nossa iniciativa, serviu de inspiração para que lá mesmo, tão longe de nós, um oceano de distância, se tivesse organizado o 1º encontro da Família Valente no Brasil, que ocorreu em Novembro passado, e juntou quase tantas pessoas como as que estão aqui hoje.
Se pertencem à nossa família Valente? Duvido. Mas quem sabe? Suas origens são portuguesas, tanto quanto sei, da zona de Aveiro. Mas o mais importante desta história é saber que servimos de inspiração e de exemplo para que outras famílias percorram os mesmos passos que agora damos, e só por isso faz-nos sentir ainda mais orgulhosos e honrados por tudo o que temos feito até aqui.

Estes últimos 3 anos, eu e a minha esposa temos tido a honra de ajudar na organização deste nosso encontro. Mais do que isso, temos sacrificado o nosso tempo a nossa vida, os nossos momentos, em prol de algo que acreditamos que tem o seu justo valor e reconhecimento. Ver este dia chegar, ver a família reunida, unida aqui e nos outros dias do ano, através do nosso blog, através da Geração Valente no facebook, é algo de inestimável.
Mas tudo na vida tem um ciclo. E para nós este dia é o final de um ciclo de 3 anos de compromisso. É por isso a vez agora de alguém tomar o nosso lugar e de iniciar um novo ciclo. Um novo princípio, uma continuação, ou algo diferente até, deixamos isso ao vosso critério.

Agradecemos ao Luis Martins, ao Armando Palma, ao Pedro Valente, à Cláudia Brália, à Cláudia de Sousa Valente e à Susana Valente pela alma e pela vontade que dedicaram à organização destes últimos encontros de família. Agradecemos aos meus pais pelo apoio que nos deram, e desculpem termos sido tão sigilosos em algumas coisas, mas não vos queríamos mesmo estragar o efeito surpresa deste dia. Esta festa é para vós também.
Agradeço, em meu nome pessoal, a todos os que contribuíram para que este evento, e os eventos anteriores se tivessem realizado da melhor forma possível: ao André Soares, presidente da direcção da Casa do Povo de Santana de Cambas, pelo carinho e apoio que nos tem prestado, ao Sr. Joaquim Caixeiro e à sua equipa pela dedicação, compromisso e empenho. Agradeço no fundo a todos vós, por estarem aqui, e por nos fazerem acreditar que afinal sempre há sonhos que se tornam realidade. Basta querer.

Agradeço, por fim, à Sylvie, minha inspiração, meu elixir, meu ombro nas noites mais longas.

Quero terminar agora com Matemática: lembro-me de ter 9 anos e sonhar um dia em ter o dobro da idade. Que bom seria ter 18 anos! Cheguei rapidamente aos 18, e já nem queria pensar como seria chegar ao dobro. Aos 36 anos eu seria um cóta! Chego enfim este ano aos 36. Tenho agora metade da idade do meu pai. Precisamente. Metade. 36, tal como ele, quando eu nasci. E nasceu este ano a minha pequena Eva. Parece mesmo o ciclo da vida, de novo dobrando idades. E agora que tenho 36, imagino sorrindo que um dia irei estar ali, com o dobro da minha idade, onde está agora sentado o meu pai. E imagino a minha menina aqui, onde eu estou, a falar para vós num prometedor 44º encontro de família. Estas são meras possibilidades, eu sei. Mas de uma coisa tenho absoluta certeza: quando eu dobrar esta idade, estará aqui o meu pai, ao meu lado. Ao nosso lado. Porque onde quer que ele esteja daqui a 36 anos, eu estou certo de que, onde eu estiver, ou onde estiver um de nós, ele estará sempre connosco. Obrigado pai.
E hoje é um dia especial também por outra razão. Celebra-se hoje o aniversário de nascimento de duas Valentes pessoas que já partiram desta vida, mas que tão bem deixaram em nós um pouco daquilo que foram. Armando Valente, e Fernando Valente deixaram-nos a sua música, a sua paixão pela vida e por esta aldeia de Santana de Cambas. Como artistas que foram, saibamos pois recordá-los com um sorriso de saudade, e com um forte aplauso, para eles. Sempre.

Obrigado, uma vez mais, a todos.
Espero que se divirtam muito.
Bem hajam. E viva a família Valente!"

Com um até já!
Pedro Martins

3 comentários:

delfina disse...

ola familia,keridos primos pedro e sylvie, e com uma grande emoçao que acabo de ler o que o pedro escreveu.
Espero ke a nova geraçcao valente continue com este lindo encontro familiar,que nao o deixem morrer porke seria uma perda enorme para toda a familia,principalmente aquela ke como eu sente um grande orgulho em pertencer a esta grande familia,como todos sabemos ke à muitos mais valentes ke nao sentem o mesmo ke nos,mas como todos estaremos de acordo, e com alguma tristeza digo isto,so faz falta kem esta kem nao esta paciencia tivessem a perda e deles (dos ke nao estao)
Assim ke aqui kero deixar os meus agradecimentos a todos os ke tem feito este encontros possiveis,nao vou dizer nomes para nao deixar algum de fora e isso seria um grande erro da minha parte,muito obrigado familia e ke deus ajude sempre a ke esta familia continue a juntar-se uma vez por ano beijinhosssssssssssss

SolnaLua disse...

Meu Amor,

Já passou mais de um mês e a emoção ao ler é quase tanta como a que senti ao ouvir-te...
Tanto orgulho em ti, tanto Amor por ti, por Nós, pela nossa família!

Estes 3 anos de organização foram bons, sim, especialmente por viver tudo aquilo que vivimos em cada encontro... Cansativo, mas muito bom! :))

Beijo de Amor, sempre e para sempre!

Tua, Nossa, 58

Luiz Augusto disse...

Olá familia Valente!

Assim como vocês, também realizamos nosso encontro de familia, familia Sindoca e vai acontecer amanhã 30.06, sempre nos encontramos no último final de semana de junho. Adorei a idéia do blog. Vou sugerir para que façamos um também. Deus abençoe a familia de vocês.
Um grande abraço.
Elenir
Teresina-PI