... É gente activa, é família unida, por uma aldeia, por uma paixão, e para toda a vida . Unida por um passado que se vive presente, e por uma tradição que tanto encanta e se sente. Neste blog se honra a história da família Valente, e de todos os que amam a sua terra-mãe: Santana de Cambas. Aqui ficam para sempre as imagens e estórias tornadas História, para que sejam revisitadas em sorrisos e lágrimas, de amor e de saudade.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vou-me embora, vou partir.



Mais uma foto que nos chegou e já faz também parte do nosso baú de recordações. Será talvez uma fotografia de despedida, do marinheiro que vai partir e assim se despede da sua família, dos que lhes são mais queridos. Ah... Valente marinheiro. Valente!

Fica, como não podia deixar de ser, a música que ajuda a fazer sentido à imagem.



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Verão Azul

Chove lá fora. Adivinham-se já suas gotas espessas e frias, como lágrimas de um Verão prestes a despedir-se de nós. Em breve a chuva chega e vem para ficar. Em breve o frio aperta, o vento sopra, as folhas caem, os pássaros recolhem, a lareira se acende e nos livra de um frio que só depois o Natal aquece. Eis então que chega, de novo, a Primavera. Os primeiros raios de sol, as searas ondulando como mar, os aromas da terra e das cores, as andorinhas bailando com o céu, as folhas que renascem e as flores que se colhem, em constante e natural renovação.
Nossas vidas são como as estações do ano: elas se renovam de tempos em tempos, de gerações em gerações, sempre em perfeita harmonia e equilíbrio. Porque há sempre um Verão que nos fortalece e alegra, um Outono que nos esmorece e enfada, um Inverno que nos conforta e abriga, uma Primavera que nos renasce e dá vida. Porque no final de cada ciclo fica em nós esta vontade renovada de renascer, de viver mais um ciclo da vida, de podermos passar mais umas estações desta vida, onde sempre soubémos ser felizes. É essa a força da vida que gera vida.

Bem, a verdade é que apesar disso já tenho saudades do Verão. Deste Verão que já passou e de todos os outros Verões das minhas já muitas (hum.. algumas) Primaveras. Recordo este com nostalgia:




Com os votos de um bom fim de semana e, já agora, um bom Outono para todos.
A Geração Valente.


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Corte e costura

E cá está mais uma janela aberta para o antigamente. Esta fotografia terá bem perto de 50 anos e reúne as alunas de um curso de costura em Santana de Cambas, na altura patrocinado pela Singer (mais do que a memória, o carro não engana). A Maria Teresa está bem ao meio da foto, sentada no chão. Reconhecem mais alguém? (clique para ampliar)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

... E os noivos?

Esta é das tais fotos que, se ninguém nos disser, não adivinhamos mesmo a identidade da maior parte destas pessoas. Mas sobretudo o que nos desperta a atenção é: qual será mesmo o motivo pelo qual estão reunidas? Estaria o Gomes com promoções ou de "bar aberto" nesse dia? Hum... isso parece-nos impossível. Mas até se vê um garrafão de vinho a posar para a foto em sinal de celebração (pedimos desculpa se, afinal, for sumo). Mas... e então os noivos? Enfim, aqui fica o pedido, para quem souber os detalhes desta foto, que nos diga alguma coisa, pois gostaríamos de saber a história atrás desta bela imagem de há 30 anos atrás.
Nota: na foto consegue-se vislumbrar o Sebastião Valente Martins, mesmo apesar de ele não ter consigo a sua inseparável viola. Bem... e a verdade é que a sua farta cabeleira de então também dificulta o seu actual reconhecimento.
Com os votos de uma boa semana,
A Geração Valente

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Matança do porco


Continuando a matar saudades dos tempos e das gentes de outros tempos, aqui está mais uma fotografia já longínqua e que retrata uma tradição que, mesmo com outros personagens, dificilmente será repetida nos dias de hoje. A foto não está em muito bom estado, mas mesmo assim dá para descobrir os rostos de alguns dos nossos familiares.