... É gente activa, é família unida, por uma aldeia, por uma paixão, e para toda a vida . Unida por um passado que se vive presente, e por uma tradição que tanto encanta e se sente. Neste blog se honra a história da família Valente, e de todos os que amam a sua terra-mãe: Santana de Cambas. Aqui ficam para sempre as imagens e estórias tornadas História, para que sejam revisitadas em sorrisos e lágrimas, de amor e de saudade.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Filhos do Guadiana

É agora altura de criarmos neste blog o tópico "Família em destaque", em que iremos tentar  dar principal relevância a pessoas da família que, nas diversas áreas da nossa sociedade, se vão evidenciando pelo seu esforço, iniciativa e dedicação em prol de um bem comum, de uma obra comunitária ou da preservação de importantes valores sociais ou culturais,e que se tornam, por essas boas razões, motivo de  particular destaque e dignos de aqui serem enaltecidos.
Neste primeiro post sobre este tema, queríamos aqui saudar e homenagear António Valente Martins, pelo seu empenho e activa participação em Santana de Cambas na vertente social, mas mais especificamente congratulá-lo pela sua última "obra": O Cante vai à Escola. É ele o professor,  mentor e maestro de um grupo coral infantil intitulado "Filhos do Guadiana", constituido na sua totalidade por crianças do ensino primário da freguesia de Santana de Cambas, e que pretende assim dar-lhes a conhecer, através do cante alentejano, um pouco da cultura e das tradições do nosso antigamente, enraizadas na poesia e sonoridade do nosso Cante. Pretende ainda transmitir o gosto e a arte do cante alentejano às gerações vindouras, para que não se perca com o tempo esse enorme valor que é nosso património cultural imaterial e um dos maiores legados do nosso Baixo Alentejo.
O grupo coral "Filhos do Guadiana" teve sua primeira aparição no Festival do Peixe do Rio no Pomarão, no ano passado, e conta já inúmeras apresentações públicas em festas e eventos da região.
Para o António Valente Martins, o nosso grande bem haja.

Por fim, aqui fica então um pouco do espectáculo dado por estas crianças, nas festas da aldeia. em Julho deste ano:





Sem comentários: