Segue abaixo a mensagem de boas vindas lida no início do VI Encontro da Família Valente, que decorreu este 01 de Maio de 2010.
"A família quer, a obra renasce.
É esta a frase que melhor representa este dia e este nosso encontro da família Valente e amigos.
Sete anos passaram desde o nosso primeiro convívio e eis que regressamos enfim à nossa aldeia, à nossa origem e a este “nosso” grémio (porque é muito nosso também) aqui em Santana de Cambas. E a palavra “nosso” é aqui repetida porque é o Nós que nos dá a força e a vontade para nos reunirmos sempre, ano após ano, fortalecendo assim as nossas raízes e a nossa amizade. E somos tantos este ano!
No ano passado eu e os meus primos Ricardo e Luis, e meu “compadre” Armando disponibilizamo-nos com muita honra para ficar com esta nobre causa de organizar este encontro de família. E fizemo-lo com a consciência de não seria à partida uma tarefa fácil. Mas fizemo-lo porque acreditamos que é muito importante estarmos todos aqui neste dia. É muito importante estarmos juntos e podermos estar unidos na alegria e na saudade, compartilhando um pouco de cada um de nós e desde nosso mundo que é nossa própria família. Porque acreditamos também que é fundamental preservar com a nossa vida os valores da família, pois está nesta o berço e origem da nossa mais profunda identidade. E quem melhor sabe de nós?
E porque sabemos que apesar de vivermos todos num só mundo, cada um de nós tem um mundo que é só nosso, e cada vez mais pequeno e isolado, cercado de muros que a vida e o tempo que passa vão erguendo à nossa volta. Porque pessoalmente, com a minha esposa, passámos juntos por duas das etapas mais marcantes de uma vida inteira – sofrer pela perda trágica de alguém que tanto amamos e celebrar meses depois o nascimento do nosso primeiro filho. É nestas precisas alturas que a vida nos ensina o quão importante é a nossa família. Poderá não ser tudo o que temos na vida, mas é sim tudo aquilo que somos.
Por tudo isto é muito bom estarmos todos aqui neste dia. Mas acima de tudo há algo ainda mais verdadeiro: pois mais do que estarmos juntos é fazemo-lo Aqui, nesta “nossa” aldeia de Santana de Cambas, parte integrante da nossa história, da nossa família, das nossas origens e, porque não, dos nosso destinos também… para alguns. E estarmos hoje todos aqui reunidos em Santana dá outra cor, outra beleza, outra importância a este nosso convívio. Por isso eu digo que se me perguntarem se o encontro da família Valente poderia ser feito em outro lado qualquer, eu responderia: “- Poder até podia, mas não era a mesma coisa”.
Neste ano ousámos pois ser originais. E reparem que original tem tudo a ver com a palavra Origem: Original pois criámos um espaço na internet que nos mantém mais ligados à família nos restantes 364 dias do ano. Original pois voltamos a celebrar este convívio, sete anos depois, aqui no grémio, na nossa aldeia de origem, dos nossos pais, dos nossos avós. Original pois temos programado um passeio pela aldeia lá para o final da tarde, com visita ao também original museu do contrabando. Original pois também temos fotografias a passar aqui, onde infelizmente não está toda a gente representada, mas para o final do dia também teremos as fotos deste nosso encontro. Original porque temos karaoke e convidamos desde já a quem quiser mostrar os seus dotes artísticos a vir cantar para todos nós. A família Valente é tida como uma família de artistas. Original porque temos um livro de honra para quem quiser deixar uma mensagem para as gerações vindouras. Original porque além disto caberão ainda outras surpresas para este dia e, embora não tão original mas mais importante ainda, temos uma árvore genealógica para vos apresentar mais daqui a pouco, para a qual agradecemos o vosso maior contributo, como sendo um legado que se irá transmitir depois de ano para ano, de geração em geração.
Pois é com muita alegria que temos hoje aqui presentes estas quase 100 pessoas, familiares e amigos. Queríamos agradecer a todos os presentes, mas também endereçar uma palavra muito especial às minhas primas Ana Maria e Cláudia Brália pela ajuda que deram a esta organização, à prima Susana Valente Gomes e sua família mais directa, que muito nos ajudou com a construção da árvore genealógica, assim como aos meus pais, que em muito me elucidaram acerca das nossas raízes familiares. Não foi fácil, confesso. E, como não poderia deixar de ser, à minha esposa por toda a força, amor e dedicação com que me ajudou na organização de todo este evento.
Queremos deixar igualmente um agradecimento especial à Casa do Povo de Santana de Cambas por tão gentilmente nos terem cedido este espaço para o nosso convívio. Não nos pediram nada em troca, mas gostaríamos de retribuir sob a forma de donativo, a entregar em nome de toda a Família Valente, para uma nobre causa que julgamos ser a construção do Lar para idosos aqui em Santana de Cambas. Pedimos para tal a v/ contribuição, a quem desejar. E até para quem quiser, estão aqui fichas de inscrição de sócio da Casa do Povo, que julgamos ser também uma forma de contribuirmos positivamente em prol da aldeia.
Confessamos que foi um prazer muito grande contribuir para que este dia se proporcionasse, aqui neste grémio, nesta aldeia, e com esta tão Valente família. Esperamos então que passem um dia memorável na companhia de todos nós, e que este evento se repita assim, todos os anos, em tão grande felicidade.
Viva a família Valente!"