... É gente activa, é família unida, por uma aldeia, por uma paixão, e para toda a vida . Unida por um passado que se vive presente, e por uma tradição que tanto encanta e se sente. Neste blog se honra a história da família Valente, e de todos os que amam a sua terra-mãe: Santana de Cambas. Aqui ficam para sempre as imagens e estórias tornadas História, para que sejam revisitadas em sorrisos e lágrimas, de amor e de saudade.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia Internacional da Família


A muitos passou ao lado, mas todos os anos existe este dia de calendário dedicado à Família. Celebrou-se no passado dia 15 de Maio.
A verdade é que todos os dias devem ser dedicados à família, em gestos ou pensamentos, em dias inteiros ou por breve momentos, e não só aos que estão ao nosso lado mas também a todos os que já partiram. Porque também eles estão sempre presentes em cada momento das nossas vidas.
Recordo este poema de José Luís Peixoto, que julgo em muito representa o conceito de família e que, marcando esta data, aqui partilho convosco, com toda a nossa família Valente.


na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu, depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco.

Sem comentários: