... É gente activa, é família unida, por uma aldeia, por uma paixão, e para toda a vida . Unida por um passado que se vive presente, e por uma tradição que tanto encanta e se sente. Neste blog se honra a história da família Valente, e de todos os que amam a sua terra-mãe: Santana de Cambas. Aqui ficam para sempre as imagens e estórias tornadas História, para que sejam revisitadas em sorrisos e lágrimas, de amor e de saudade.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Museu do Contrabando em Santana de Cambas

Para quem anda desactualizado:

Foi inaugurado no passado dia 10 de Junho o Museu do Contrabando em Santana de Cambas.  Localizado no antigo edifício da Autarquia, o museu deseja ser repositório de um manancial de informação, sobretudo oral, que importa salvaguardar e divulgar. O museu foi criado com o objectivo de mostrar uma parte da história da Freguesia, mas também para aproveitar o seu património histórico e cultural como um recurso que poderá trazer riqueza e desenvolvimento.

Fonte: www.mertolaonline.com

Acrescento que é o primeiro museu deste género em Portugal.  Merece por isso, e também porque representa uma boa parte da nossa história, uma visita atenta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já fui visitar, gostei muito de ver e em especial o testemunho de algumas pessoas num pequeno filme que elaboraram para o efeito. Desde pequenino que ouvia algumas hístórias sobre o contrabando para Espanha, as perseguições dos guardas Espanhóis os "Cravineiros"... Eram outros tempos, outras realidades.