... É gente activa, é família unida, por uma aldeia, por uma paixão, e para toda a vida . Unida por um passado que se vive presente, e por uma tradição que tanto encanta e se sente. Neste blog se honra a história da família Valente, e de todos os que amam a sua terra-mãe: Santana de Cambas. Aqui ficam para sempre as imagens e estórias tornadas História, para que sejam revisitadas em sorrisos e lágrimas, de amor e de saudade.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Aí vêm as Festas!

Faltam pouco mais de três semanas para as festas de Santana de Cambas.

Muitos há que contam ansiosamente os dias que faltam (e eu conto e digo: faltam só 24!).

Muitos até aguardam por ela o ano inteiro, o que se traduz numa incessante contagem de 364 dias. É como se o último fim de semana de Julho fosse o início e o final do ano no nosso calendário.

Outros há que, à distância, vivem esses dias com a nostalgia do passado e o pesar por não poderem estar presentes este ano, mas sempre com a esperança de, talvez quem sabe, poderem vir no ano que vem, se o destino permitir.

Lembro-me que, quando era criança, aí começavam os melhores dias do ano: as festas da aldeia representavam não só a alegria desses 3 dias, mas o início do longo período de férias (e que no final, vendo bem, é sempre curto!). Agora adulto, confesso que pouca coisa mudou. Nada mudou mesmo quanto à ansiedade:  claro que já não posso ir correr até à santinha na prova de atletismo no sábado pela manhã (acho que perdi a idade e ganhei a barriga) e não posso também participar na corrida de sacos (pelos mesmos motivos, mas mais pela barriga que pela idade). Resta-me talvez jogar uma partida de futebol (acho que aguento, pelo menos, 2 minutos à Cristiano Ronaldo), ou tentar ganhar um jogo no torneio da Sueca ou no tiro ao alvo… (para tudo neste mundo é preciso sorte e pontaria). Mas a minha ansiedade reside e permanece em tudo o resto: em participar em qualquer coisa, com barriga ou não, em contribuir para a festa, em dançar, em celebrar, em ver a nossa aldeia mais linda e remodelada de ano para ano, em ver e sentir a alegria da família e das gentes da terra, esta terra que nesta altura desponta em felicidade, sejam estes ou não uns tempos difíceis.

Não tenho ainda o programa das festas… (será que alguém pode enviar?) Mas não será com certeza muito diferente dos anos anteriores. Pelo menos assim espero: tal como no futebol, em equipa que ganha não se mexe. Serão certamente mais umas grandes festas, cheias de alegria e emoções que nos dão alento e força para o resto do ano. Para mais um ano inteiro.

Dias 24, 25 e 26 de Julho - Faltam 24 dias, portanto.

Para quem não puder estar este ano, ou para quem não sabe ainda como será, prometemos aqui contar-vos depois como foi. Certo é que sentiremos a vossa falta.

Com um abraço,

A Geração Valente

  

 

 

2 comentários:

Anónimo disse...

O Cartaz desse Grande evento anual de Santa de Cambas está em: http://cpovosantanadecambas.no.sapo.pt/.

Encontramo-nos em breve,

Beijos para a silvy e para o vosso lindo rebento,

Fátima

Anónimo disse...

Tenho saudades das festas! Mais um ano que não vou, já lá vão cerca de 20 desde que fui pela última vez. Mas as festas ficam marcadas para sempre na minha memória. Parabéns pelo blog. è excelente. Beijos valentes de Vila do Conde.

Cláudia Valente